Imprensa Oficial do Estado de Alagoas

"O Dom do Segredo", da Imprensa Oficial, revela o mistério e cultura das religiões de matriz africana em Alagoas

Obra de Larissa Fontes está disponível na livraria da Imprensa Oficial Graciliano Ramos Ramos

Caroline Oliveira *Sob Supervisão
"O Dom do Segredo", da Imprensa Oficial, revela o mistério e cultura das religiões de matriz africana em Alagoas

A obra O Dom do Segredo, escrito por Larissa Fontes, produzida pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, em parceria com o Governo de Alagoas, é uma etnografia visual que investiga as relações em torno do segredo do ritual nas religiões de matriz africana no estado. O livro é resultado de um projeto de pesquisa e contribui tanto para a reflexão sobre a preservação cultural, quanto com o enriquecimento  da literatura alagoana. 

Classificado como um “quase livro de fotografias”, a obra integra a coleção Mulheres Extraordinárias, que reúne sete publicações de escritoras alagoanas.

No prefácio da obra, François Laplantine, professor, filósofo e antropólogo, destaca o extraordinário trabalho de Larissa Fontes, que captura em imagens a riqueza e a complexidade das cerimônias do candomblé. “A preparação das oferendas e da cozinha ritual que alimentará e transformará a iniciada, a feitura do santo, o vestir de novas roupas e a saída da camarinha são algumas sequências dessa festa de uma complexibilidade extraordinária, uma festa de todos os sentidos”, escreve François.

O professor explica que as imagens, carregadas de significado, revelam realidades que as palavras não conseguem expressar. O livro aborda, entre outros temas, a repressão violenta ao candomblé, destacando o episódio de 1912, quando os terreiros de Maceió foram destruídos, episódio que ficou conhecido como "Quebra de Xangô".

Laplantine explica ainda que, dentro do candomblé, “cada um, em função de seu orixá, detém apenas uma parcela de um conhecimento indissociável, que se origina de uma energia coletiva. Essa energia é o axé, a força vital que pertence aos grupos e não aos indivíduos".

 

Onde encontrar a obra?

O livro está incluído na #BlackGraciliano, que na compra de qualquer título do catálogo, ganha outro livro da mesma coleção. A promoção é válida até esta sexta-feira (6) e contempla todos os títulos disponíveis no catálogo com frete grátis para a capital alagoana.

Para participar basta fazer a compra no site da Imprensa Oficial Graciliano Ramos ou na livraria física, localizada na Av. Durval de Góes Monteiro, s/n - Anexo B, Maceió - AL.