Imprensa Oficial do Estado de Alagoas

Bienal de Alagoas: Edição “Terra de Marechais” marca retorno da Revista Graciliano

Após três anos fora de circulação, Imprensa Oficial anuncia retorno do principal periódico cultural de Alagoas

Clarice Maia
Bienal de Alagoas: Edição “Terra de Marechais” marca retorno da Revista Graciliano

A Revista Graciliano está de volta às prateleiras, com perspectiva de continuidade. Quem dá a boa notícia é a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, que anuncia o lançamento da 32ª edição da revista durante a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, entre os dias 11 e 20 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Com o tema Terra de Marechais, a publicação retorna e tem como objetivo levar ao público um olhar sobre os bens culturais existentes em território alagoano.

Há três anos, a Graciliano estava fora do mercado, mas a pretensão da equipe é que ela volte a circular nas lojas, física e online da Imprensa Oficial, em livrarias e bancas de revistas. “A Revista Graciliano é uma das nossas principais publicações, e fizemos um esforço importante para que ela pudesse voltar a circular. Por isso, ela está sendo relançada agora, e não queremos parar mais”, comemorou Maurício Bugarim, diretor-presidente da Imprensa Oficial.

A edição de nº 32 traz o título Terra de Marechais, e fala sobre a participação de Alagoas no processo de Proclamação da República. O conteúdo foi produzido por profissionais da área de Comunicação, contemplados via edital. Outros materiais, selecionados no mesmo certame, deverão também compor os próximos números do periódico.

A Graciliano, que homenageia o importante escritor alagoano, é reconhecida como uma das principais revistas do mercado editorial local. Nela, é possível encontrar aspectos da cultura, da arte e da literatura de Alagoas, em formatos diversos, que incluem textos jornalísticos, poesia, ficção, ensaios fotográficos, artigos de pesquisa, entrevistas e resenhas de livros.

Maloca

Além de ter sua nova edição disponível para o público, durante a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas a Graciliano terá também um lugar especial no evento: sob a curadoria da arquiteta Mirna Porto, o principal ambiente instagramável da Bienal será uma grande maloca – referência às habitações indígenas – revestida pelas capas de todas as edições da Graciliano.

Projeto gráfico de

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos terá um estande especialmente montado para a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A programação do espaço prevê a comercialização de livros, lançamentos de títulos inéditos e coleções, bate-papos e cabine de fotos para os visitantes.