Imprensa Oficial do Estado de Alagoas

Breno Accioly: obra completa do autor é apresentada ao público da 10ª Bienal

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos vai lançar os livros do escritor que é considerado um dos grandes contistas brasileiros

Clarice Maia
Breno Accioly: obra completa do autor é apresentada ao público da 10ª Bienal

Um dos pontos altos do estande da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, durante a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, é o lançamento da obra completa do autor Breno Accioly, na sala Siriguela, neste domingo (13), às 19h. Considerado um dos grandes contistas brasileiros, o autor terá sete obras lançadas durante o evento, sendo duas delas totalmente inéditas.

No evento de apresentação da coleção Breno Accioly haverá também um bate-papo com Cacá Diegues, Edilma Bomfim, Golbery Lessa, Márcio Ferreira, Heloísa de Moraes e José Geraldo Marques.

Nascido em Santana do Ipanema, em 1921, o autor produziu dois romances e cinco livros de contos. Estudou medicina na cidade do Rio de Janeiro, onde se afirmou como médico e escritor. Chegou a morar em Recife e em Maceió, onde existem relatos de ser amigo de importantes escritores, a exemplo de Lêdo Ivo, João Cabral de Melo Neto e Gilberto Freyre. Morreu de modo prematuro, aos 44 anos, deixando uma obra consistente.

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança a obra completa do autor. O primeiro livro publicado por Breno, em 1944, com apenas 23 anos, é considerado sua obra prima. Com João Urso ganhou dois importantes prêmios literários da época: o Afonso Arinos, oferecido pela Academia Brasileira de Letras, e o Graça Aranha, oferecido pela Fundação Graça Aranha – conquistando sucesso nacional, de público e da crítica. Nesta obra, Breno Accioly recria cenários, argumentos e tipos da sua infância em Santana do Ipanema, como os loucos da cidade, as procissões, traições, revelando uma tristeza sinistra em suas narrativas.

Na edição publicada agora a apresentação é feita por José Sarney. Além disso, é lançada também, de modo paralelo como parte da coleção Mulheres Extraordinárias, o livro Razão Mutilada, da escritora Edilma Acioli, onde a autora analisa os contos do livro João Urso sob a ótica da Psicologia de Carl Gustav Jung.

Cogumelos é o segundo livro do autor, de 1947. Trata-se de uma reunião de contos em que ele inova na forma de breves narrativas, mas com uma investigação profunda da miséria da condição humana, baseada na inveja, no rancor e na obsessão. A apresentação da nova edição foi feita pelo cineasta Cacá Diegues.

O livro Dunas, de 1955, marca a entrada do autor como romancista. Breno Accioly apresenta um enredo que se passa em Santana do Ipanema, a partir da narrativa poética apresenta perdas, tragédias em personagens reféns das exigências psicológicas ou sociais da realidade imediata. Mantendo o uso do grotesco e do ridículo, Breno escreve Maria Pudim, também de 1955. Em um cenário fora do sertão alagoano, mantendo o mesmo clima sinistro, dolorido e perverso descrito em João Urso e Cogumelos.

O livro Os Cata-ventos, de 1962, ficou marcado como o último livro de contos publicado em vida pelo autor. Reúne 30 textos em que a temática da traição e da violência são recorrentes. Mais uma vez Breno Accioly recorre ao Sertão e às usinas de cana-de-açúcar. A obra aponta que a tragédia humana reside na desconfiança, no desamor e nas vinganças doentias construídas pelas mentes perturbadas de seus personagens.

As duas obras inéditas que serão lançadas são: Isabela, de 1962, e Pedras, de 1966. O primeiro é um livro que reúne 31 contos, iniciado quatro anos antes de morrer, escrito simultaneamente com Os Cata-ventos, e com Pedras, seu último romance. O segundo apresenta uma narrativa em primeira pessoa, tendo como pano de fundo os conflitos sociais de uma comunidade periférica da capital alagoana, da década de 1960.

Coleções

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos estará presente nos 10 dias da 10ª Bienal Internacional do Livro com um estande focado em levar ao público importantes obras da literatura alagoana, algumas delas inéditas. A editora estadual conta com investimentos na ordem de R$ 1 milhão, revertidos no lançamento de 30 títulos, oriundos de recursos próprios e de parcerias com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) e a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

Além da Coleção Breno Accioly, haverá o lançamento também do projeto Mulheres Extraordinárias e das coleções Raízes e Legado de Alagoas.