Imprensa Oficial do Estado de Alagoas

Diário Oficial: há 111 anos, escrevendo a história de Alagoas

Boletim oficial teve sua primeira publicação datada de 17 de janeiro de 1912, por meio de decreto do então governador, Euclides Vieira Malta

Myllena Diniz
Diário Oficial: há 111 anos, escrevendo a história de Alagoas

Por Assessoria

Nesta terça-feira (17), o Diário Oficial do Estado de Alagoas (Doeal) celebra 111 anos de existência, consolidando-se como a primeira e mais antiga ferramenta de transparência do poder público estadual. O boletim foi criado por meio do Decreto Nº 537, do então Governador Euclides Vieira Malta, e da aquisição dos equipamentos gráficos do jornal Tribuna, para edição e publicação do periódico, com a primeira tiragem datada de 17 de janeiro de 1912.

Disciplinado pela Lei nº 7.397, de 03 de agosto de 2012 , o Doeal é o instrumento de publicação dos atos oficiais, normativos, administrativos, processuais e de comunicação em geral dos Poderes Constituídos, órgãos e entidades do Estado de Alagoas e dos Municípios alagoanos, dos atos de interesse de particulares e dos que requerem publicidade legal obrigatória ou que por lei devam ser publicados em órgãos oficiais.

O serviço compõe um dos pilares da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, ao lado da editora e da gráfica do Estado. O nome do órgão foi adotado no ano 2000, em referência ao escritor alagoano, que, além de ser um dos principais expoentes da literatura brasileira, atuou como diretor da instituição, no período de 31 de maio de 1930 a 26 de dezembro de 1931. A mudança encontra-se validada por meio da Lei Estadual n° 6.201, de 7 de dezembro de 2000, e da Lei Estadual n° 7.308, de 16 de dezembro de 2011.

Com o passar dos anos, a empresa firmou seu papel como ente público infalível no cumprimento do seu dever social – seja ao atender o governo ou a sociedade civil. “Embora centenário, o Diário Oficial construiu uma história de permanente relevância, não só no passado, mas no presente. Fomos a primeira ferramenta de transparência do nosso Estado, quando ainda não se falava no assunto. E, com o passar do tempo, reafirmamos nosso compromisso, nos reciclamos e nos posicionamos de forma inovadora e competitiva no mercado”, destaca Maurício Bugarim, diretor-presidente.

Qualidade e excelência

Em 2018, o Diário Oficial do Estado de Alagoas conquistou o selo ISO 9001:2015, atestado pela Bureau Veritas Certification, tornando-se o 2º do Nordeste com a certificação de qualidade. O certificado reflete o compromisso com a padronização dos processos e com o aprimoramento da gestão interna, o que garante ao nosso cliente a qualidade do produto e dos serviços prestados pela instituição.

De olho no presente e no futuro

Mesmo com uma trajetória de 111 anos, o Diário Oficial atua em consonância com as demandas e as tendências contemporâneas. Desde de 2014, todas as publicações encontram-se digitalizadas e são disponibilizadas em meio digital, no site da Imprensa Oficial.

A plataforma digital permite que todo e qualquer cidadão acesse, de modo online, todas as publicações do Doeal, desde 1912, automaticamente ou por solicitação.