Imprensa Oficial do Estado de Alagoas

Estudantes de jornalismo realizam aula de campo na Imprensa Oficial Graciliano Ramos

Futuros profissionais estiveram na sede do órgão para conhecer o processo de produção da revista Graciliano

Dessica Menezes (sob supervisão) com fotos de Caroline Oliveira
Estudantes de jornalismo realizam aula de campo na Imprensa Oficial Graciliano Ramos

Na tarde dessa segunda-feira (29), a Imprensa Oficial Graciliano Ramos recebeu a visita dos estudantes do 5º e 6º período do curso de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A aula de campo, organizada pelo professor Marcelo Robalinho, que ministra a disciplina de Laboratório de Mídia Impressa, teve como objetivo apresentar aos alunos as funções do órgão e o processo de produção da revista Graciliano, publicada pela editora. A parceria entre a disciplina e o órgão já existe desde 2019.

A visita contou com cerca de 20 estudantes que conheceram os setores responsáveis por todas as etapas da produção de uma revista, desde a criação até a comercialização. Os alunos também aprenderam sobre a história da Imprensa Oficial e suas mudanças editoriais ao longo do tempo. Com o auxílio dos colaboradores Roger Ferraz e José Lourenço, os estudantes foram apresentados aos processos de impressão digital e offset, aos maquinários de impressão, tanto os mais modernos quanto os antigos, e ao setor de acabamento, onde todos os produtos impressos são montados e finalizados.

 

 

A estudante de jornalismo Treicy Lima, considerou a visita como uma experiência valiosa e de suma importância para a matéria. “Achei de grande importância por ter uma relação direta com a matéria e proporcionar uma oportunidade de interação entre profissionais da área, todos que estão envolvidos, designers, responsáveis pela confecção, área comercial. ”, afirmou.

Para o docente Marcelo Robalinho, conhecer a Imprensa Oficial Graciliano Ramos é fundamental para a formação dos futuros jornalistas, enriquecendo não apenas a disciplina, mas permitindo que estes conheçam o trabalho tão importante que é realizado no estado.

 

 

“Na sala de aula falamos muito de teoria, mas ir para o campo das práticas é fundamental para a gente associar tudo que aprendemos na sala com aquilo que de fato acontece no mercado. Então, a visita foi uma forma de conhecer, trocar experiências e avançar naquilo que fazemos tanto em aula. ”, complementou.

De acordo com o docente cada visita traz um detalhe novo e com isso o mesmo já pensa em seu retorno e em quais novidades a próxima visita irá trazer.