Imprensa Oficial do Estado de Alagoas

Imprensa Oficial confirma presença na 10ª Bienal Internacional do Livro

Maior evento cultural e literário alagoano ocorre de 11 a 20 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá

Myllena Diniz
Imprensa Oficial confirma presença na 10ª Bienal Internacional do Livro

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos é uma das editoras confirmadas para a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realizada pelo Governo do Estado e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), entre os dias 11 e 20 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

Nesta edição, o órgão apresenta 30 lançamentos literários de autores alagoanos, radicados no Estado ou com temáticas que versam sobre a realidade local. Os investimentos chegam à ordem de R$ 1 milhão, fruto de recursos próprios e de parcerias com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

De acordo com o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Maurício Bugarim, o montante reflete o compromisso e a integração do governo estadual com as políticas de incentivo à produção literária alagoana. “Nosso esforço tem sido permanente para trazer às prateleiras do mercado editorial de todo o Brasil o que de melhor é produzido na Literatura de Alagoas. Por isso, nesta Bienal, preparamos uma diversidade de obras para o público leitor, desde os autores contemporâneos aos grandes nomes da nossa História”, destacou.

Mulheres Extraordinárias

Neste ano, o órgão também promove o maior investimento em publicações de autoria feminina, com o lançamento de sete obras de escritoras alagoanas – que, juntas, compõem o projeto Mulheres Extraordinárias. A iniciativa, fruto de parceria com a Secom, reúne livros de Gastronomia, Ficção, Contos, Música e Antropologia.

“Trata-se de algo inédito. Esse trabalho é resultado, sobretudo, de uma política de Estado comprometida com a igualdade de gênero e com reparações históricas fundamentais”, reforçou a coordenadora editorial da Imprensa, Patrycia Monteiro.

O projeto engloba os livros Anil da cor do céu – Antologia poética de Anilda Leão, organizada por Milton Rosendo; Cor, som e sentido – A metáfora na poesia de Djavan, de Heloísa Moraes; Em Pau d’Arco muitas flores, de Anna Kelmany Araújo; O dom do segredo, de Larissa Fontes; Olho de Besouro, de Heliônia Ceres; Razão Mutilada – Ficção e loucura em Breno Accioly; e Wa Jeun – Sabores ancestrais afro-indígenas, de Mãe Neide Oyá d’Oxum.

Coleções Raízes das Alagoas e Legado

Em parceria com a Fapeal e a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), também serão lançadas duas coleções que resgatam a memória e os grandes clássicos da literatura alagoana, que já estavam fora do mercado editorial. Juntas, as coleções Raízes das Alagoas e Legado entregam ao público leitor 10 novas obras literárias, com o melhor da intelectualidade local. 

A coleção Raízes trata-se de uma antologia formada por obras seminais sobre a formação social, cultural e econômica do Estado. Seu objetivo é promover o resgate de títulos consagrados pelo tempo, há anos ausentes dos catálogos das editoras comerciais, mas que continuam indispensáveis aos estudantes e pesquisadores contemporâneos.

A coletânea, que já reúne 10 publicações, ganha, nesta Bienal, mais cinco títulos. São eles: Geografia alagoana, ou descrição física, política e histórica da província das Alagoas, de Thomaz Espíndola; Alagoas em 1931, de Craveiro Costa; Os negros na história de Alagoas, de Alfredo Brandão; Escravidão nas Alagoas, de Félix de Lima Júnior; e Alagoas, de Lêdo Ivo.

Legado, por sua vez, é uma coleção inédita, formada por biografias clássicas, escritas por autores alagoanos consagrados, sobre personagens históricos de Alagoas, que exerceram papéis importantes no passado nacional. “Essa antologia visa preservar a memória de nossa terra, promovendo o resgate das histórias de vida de diversas personalidades nascidas ou vinculadas ao Estado de Alagoas que deram grande contribuição para a política, a economia, a ciência e a cultura brasileira”, explica Patrycia Monteiro.

Os títulos contemplados nesta coletânea são: O Visconde de Sinimbu – sua vida e sua atuação na política nacional, de Craveiro Costa; Ladislau Netto (1838-1894), de Abelardo Duarte; General de Gois Monteiro – o comandante de um destino, de Romeu de Avelar; Delmiro Gouveia – o Mauá do Sertão alagoano, de Félix de Lima Júnior; Vida e obra de Jorge de Lima, de Polvina Cavalcanti; e O Barão de Penedo – a missão da palavra, de Ernani Méro.

Revista Graciliano

Com o nome do célebre autor alagoano e ex-diretor da Imprensa Oficial, a Revista Graciliano já é consagrada no mercado editorial, pela divulgação da cultura, da arte e da literatura de Alagoas, com ampla variedade de conteúdos, que incluem textos jornalísticos, poesia, ficção, ensaios fotográficos, artigos de pesquisa, entrevistas e resenhas de livros.

Após três anos, a publicação volta à cena, com a edição número 32, intitulada Terra dos Marechais, jogando luz sobre o protagonismo alagoano em um dos episódios mais importantes da História do Brasil: a Proclamação da República.

Neste ano, a relevância cultural da revista está refletida no protagonismo que assume na cenografia da Bienal de Alagoas: sob a curadoria da arquiteta Mirna Porto, o ambiente instagramável do evento será composto por uma grande maloca – uma referência às habitações indígenas – totalmente revestida pelas capas de todas as edições da Graciliano.

Coleção Breno Accioly

A Imprensa Oficial também lança a obra completa do gênio criativo Breno Accioly, por meio das novas edições de clássicos publicados em vida – João Urso, Cogumelos, Os Cata-ventos e Maria Pudim – e de dois títulos que, até hoje, permanecem inéditos: Isabela e Pedras, de contos e romance, respectivamente.

A relevância da obra é confirmada pelas apresentações dos livros, assinadas por intelectuais referenciados nacionalmente. Entre eles, estão: Cacá Diegues, em Cogumelos, e José Sarney, em João Urso.

Bate-papos com especialistas renomados

Além dos lançamentos literários, a Imprensa Oficial também promove dois grandes bate-papos com autores e especialistas em Literatura. No dia 13 de agosto, das 19h às 21h, Cacá Diegues, Edilma Acioli, Márcio Ferreira e José Geraldo Marques discutem a obra de Breno Accioly. Já no dia 18, das 19h às 21h30, em Mulheres Extraordinárias, Anna Kelmany, Edilma Acioli, Heloísa Moraes e Larissa Fontes dialogam sobre a construção de suas obras.

Os dois bate-papos ocorrem na Sala Ponta Verde, situada no mezanino do Centro de Convenções.

Imprensa Oficial na Bienal

Há 15 anos, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos é referência no mercado editorial alagoano e, também, o principal órgão do Governo do Estado no segmento. Não à toa, tem sido uma das principais parceiras da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, considerada o maior evento literário da região – com presença em todas as suas edições.

Neste ano, o órgão terá estande permanente, de 11 a 20 de agosto, no hall de entrada do Centro de Convenções. No espaço, serão realizados lançamentos e vendas de livros, sessões de autógrafos, registros em cabine fotográfica e spin para vídeos em 360°, além da oferta de um ambiente de integração e socialização entre o público leitor.