Imprensa Oficial e Sesau se unem na campanha do Novembro Azul de combate ao câncer de próstata
Iniciativa busca dar visibilidade aos cuidados com a saúde do homem
Por Thaíssy Fontan e Agência Alagoas
Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de incentivar os cuidados gerais com a saúde masculina, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), reuniu servidores públicos na segunda-feira (18), para um momento de conscientização, dentro das ações do Novembro Azul. Palestra ministrada pelo médico do Programa Estadual de Saúde do Homem, Dr. Marcos Martins, ressaltou a importância da prevenção e promoção da saúde masculina.
O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, porém só foi implementado no Brasil em 2011, pelo instituto Lado a Lado Pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, que iniciou as ações de conscientização. A ação foi idealizada com o objetivo de prevenir e antecipar o diagnóstico das doenças que atingem a população masculina.
O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum do homem, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo o Dr. Marcos Martins, a doença tem como principal fator de risco a idade, porém, a obesidade e o histórico familiar também devem ser considerados. A doença pode evoluir de maneira diferente de homem para homem e se faz necessário o acompanhamento de um especialista.
O médico destaca os desafios enfrentados para a prevenção das doenças na população masculina. “O grande desafio é convencer os homens a entrarem no sistema de saúde pela porta da prevenção, que são as Unidades Básicas de Saúde. Normalmente, isso se dá pela porta da emergência, já com a doença instalada. É desafiador convencer a população masculina a ter atitudes preventivas com a própria saúde”, alerta o médico.
A iniciativa promovida pela Imprensa Oficial destaca a importância do Novembro Azul como uma campanha fundamental para promover a conscientização dos homens sobre a necessidade de cuidar da saúde e do bem-estar.
*Estagiária sob supervisão