Imprensa Oficial do Estado de Alagoas

Imprensa Oficial Graciliano Ramos apresenta novo nome em novembro

Em alusão ao mês da Consciência Negra, órgão passa a se chamar Imprensa Oficial Dandara dos Palmares

NATÁLIA OLIVEIRA
Imprensa Oficial Graciliano Ramos apresenta novo nome em novembro

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos terá um novo nome durante o mês de novembro: Imprensa Oficial Dandara dos Palmares. A escolha é uma singela homenagem a um dos momentos mais marcantes na busca pela liberdade e garantia de direitos das pessoas - o dia 20 de novembro, dia em que Zumbi dos Palmares foi morto e que se comemora o Dia da Consciência Negra. Assim, o escritor alagoano sai brevemente de cena para dar lugar à figura feminina símbolo de força e liberdade.

A coordenadora editorial da Imprensa Oficial Dandara dos Palmares, Clarice Maia, reforça que a adoção deste novo nome vai além de uma campanha para o mês da Consciência Negra. “É uma forma de reconhecer essa presença feminina que, junto com muitas outras mulheres e homens, até hoje mantém o registro na memória do povo de que Alagoas é um estado onde sua gente tem força e vontade de caminhar de cabeça erguida e livre”, explicou.

Esta é a segunda vez que a Imprensa assume outro nome. Desde sua fundação em 1912 até o ano 2000, o órgão se chamava Imprensa Oficial de Alagoas. Com o novo milênio, veio uma nova identidade e um novo nome em homenagem ao escritor alagoano e antigo diretor da empresa, passando a se chamar Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Embora temporária, a mudança para este mês de novembro acompanha a reorganização do órgão, que busca se aproximar ainda mais da sociedade alagoana e de importantes pautas sociais.

Sobre Dandara

Ao lado de Zumbi, Dandara foi uma das lideranças do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo do Brasil, localizado no município de União dos Palmares (AL). Apesar de sua importância, pouco se sabe sobre ela, pois os registros são limitados.

No entanto, ela ficou conhecida por ser uma mulher guerreira e engajada tanto na luta contra os portugueses que planejavam destruir o quilombo, quanto na libertação de pessoas escravizadas.

Desde abril de 2019, por meio da Lei nº 13.816, Dandara dos Palmares foi incluída no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O título de herói ou heroína é dado a personalidades que tiveram papel fundamental na defesa ou construção do país.