Imprensa Oficial do Estado de Alagoas

Imprensa Oficial Graciliano Ramos completa 112 anos com excelência em tudo o que faz

Órgão centenário acompanha a história de Alagoas sendo construída, e se reinventa a cada ano

NATÁLIA OLIVEIRA / COM FOTO DE FABIANA SANTOS
Imprensa Oficial Graciliano Ramos completa 112 anos com excelência em tudo o que faz

A Imprensa Oficial do Estado de Alagoas chega a 112 anos com muita história para contar. Fundada em 15 de janeiro de 1912, por meio do Decreto nº 537, do governador Euclides Vieira Malta, e da aquisição dos equipamentos gráficos do Jornal Tribuna, o órgão foi criado para editar e publicar o Diário Oficial do Estado de Alagoas (Doeal), cuja primeira edição foi publicada em 17 de janeiro daquele ano. 

Considerado a alma da Imprensa Oficial, o Diário Oficial é a primeira e mais antiga ferramenta de transparência do poder público estadual. É por meio dele que atos oficiais, normativos, administrativos, processuais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, por exemplo, tornam-se públicos.

Ao cumprir o dever social de atender o governo e a sociedade civil com qualidade e excelência, o Diário Oficial conquistou o selo ISO 9001:2015, atestado pela Bureau Veritas Certification. Com isso, tornou-se o 2º Diário do Nordeste a receber a certificação, que reafirma o compromisso com a padronização dos processos e o aprimoramento da gestão interna.

 

 

O serviço gráfico, que, por muitos anos atendeu somente às publicações do Doeal, tinha potencial para assumir outras demandas. No início da década de 1980, o parque gráfico expandiu sua produção e passou a produzir todo material impresso referente ao governo estadual, como diários de classe para as escolas, anuários de secretarias, além de outros produtos de papelaria. Ao longo de toda a década, a média de produção estava em 5 milhões de impressos por mês, além das edições do Diário Oficial.

Expansão dos serviços

Com o passar dos anos, o parque gráfico passou a produzir uma infinidade de produtos de papelaria, como materiais didáticos, cartilhas, panfletos e calendários, por exemplo. Embora as máquinas não rodem mais edições do Diário, que tornou-se totalmente digital desde 2012, é por elas que a literatura alagoana toma forma. Isso porque a Imprensa Oficial passou a atuar no segmento literário com a criação da Editora, que atende uma demanda cultural para a sociedade alagoana desde 2007.

Em mais de 15 anos de existência, novos talentos da literatura de Alagoas foram revelados e centenas de livros foram publicados. Entre suas coleções está a Coco de Roda, com 31 obras literárias dedicadas ao público infantil; Breno Accioly, com a obra completa do contista alagoano; e tantas outras que integram um acervo com mais de 230 títulos. O catálogo da Imprensa Oficial conta ainda com a revista Graciliano, que reúne textos ensaísticos, reportagens e entrevistas sobre temas relacionados ao Estado e atualmente está em sua 32ª edição.

Para o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Maurício Bugarim, o órgão não parou no tempo e está atento às necessidades do mercado e da sociedade. “Dar continuidade a um legado centenário de um órgão tão importante para a administração pública e para a sociedade alagoana é um privilégio e uma grande responsabilidade. Buscamos sempre expandir nosso catálogo de serviços e produtos, investir em equipamentos e na gestão dos processos, prezando sempre pela excelência e qualidade em todo o nosso trabalho”, pontua Bugarim.

Guarda e Gestão de Documentos

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos é exemplo de modernização e reinvenção. Ao longo de seus 112 anos, o órgão continua a expandir seu catálogo de serviços e aprimorar suas produções. Em 2023, passou a atuar no segmento de Guarda e Gestão de Documentos. 

“Estamos alinhados com a demanda social e comercial. Para este ano, reservamos muitas novidades, como a nova identidade visual, que acompanha a modernização dos nossos serviços e a inauguração do espaço para o serviço de guarda de documentos”, destaca Bugarim. 

Ofertado à administração pública e às organizações privadas, o novo serviço garante proteção especial de arquivos, utilizados como instrumento de apoio à administração pública ou às organizações privadas, possibilitando facilidade, segurança e agilidade no processo de consulta aos documentos, auditorias e fiscalizações.