Imprensa Oficial Graciliano Ramos destaca benefícios da leitura para a saúde mental
Instituição indica o hábito de leitura como um recurso valioso no fortalecimento do bem-estar emocional
CAROLINE OLIVEIRA
Em uma sociedade cada vez mais acelerada e exigente, investir em suporte emocional e psicológico é essencial para prevenir doenças mentais e fortalecer a resiliência. Além de estratégias tradicionais, o uso de livros tem se destacado como uma ferramenta eficaz.
Uma pesquisa realizada em 2009 pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, apontou que ler apenas seis minutos por dia pode reduzir os níveis de estresse em até 68%. O estudo, que acompanhou um grupo diversificado de participantes, constatou que a leitura ajuda a diminuir a frequência cardíaca e relaxar os músculos, contribuindo para um estado geral de calma e bem-estar.
O psicólogo clínico Carlos Gonçalves, especialista em terapia cognitiva comportamental, destaca que o uso de livros no tratamento psicológico deve ser adaptado à metodologia e especialidade do profissional. “Mesmo não existindo um gênero específico que seja universalmente eficaz, livros que ressoam com as experiências e problemas do paciente podem ser particularmente úteis”, explica Gonçalves.
Carlos comenta que obras de ficção, como romances e literatura clássica, podem ter um impacto positivo. “Gosto de incluir romances e obras literárias, como por exemplo Machado de Assis ou outros livros de Graciliano Ramos. Esses textos podem oferecer contextos que ajudam de alguma forma no tratamento e na compreensão de situações complexas”, acrescenta.
Maurício Bugarim, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, ressalta a importância do acervo literário local. “Não é apenas promover a literatura local e manter viva a memória dos nossos autores, mas também cuidar dos nossos hábitos e saúde através da leitura”, afirmou.
Na livraria da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, é possível encontrar títulos que vão de clássicos até obras caracterizadas como contemporâneas. Todas mantêm viva a memória de autores alagoanos ou radicados no estado. Nomes como Breno Accioly, Jorge de Lima, Lêdo Ivo, Heloísa de Moraes, Mãe Neide Oyá d’Oxum e Anilda Leão estão presentes dentro do catálogo.
Livraria virtual: https://www.imprensaoficial.al.gov.br/antigo/loja
Loja física: Av. Durval de Góes Monteiro, s/n - Anexo B, Maceió - AL, 57061-000.
*Estagiária sob supervisão.