Imprensa Oficial do Estado de Alagoas

Imprensa Oficial Graciliano Ramos participa do Dia da Consciência Negra na Serra da Barriga

Órgão esteve presente com estande de vendas de livros em promoção e que versam sobre a temática negra

NATÁLIA OLIVEIRA / COM FOTOS DE FABIANA SANTOS
Imprensa Oficial Graciliano Ramos participa do Dia da Consciência Negra na Serra da Barriga

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos esteve presente com estande de livros na Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), nessa segunda-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra. A editora do órgão selecionou 37 títulos de diferentes coleções, que versam sobre a temática negra, para terem desconto especial durante todo o mês de novembro.

Segundo a coordenadora editorial da Imprensa Oficial, Clarice Maia, estar no local onde foi o Quilombo dos Palmares, em um evento representativo para a cultura negra, proporciona visibilidade para o trabalho desenvolvido pela editora e pelos autores.

“Para nós, que fazemos a editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, essa é uma grande oportunidade de mostrar à população a diversidade de títulos e autores que temos. Entendemos que, dessa forma, incentivamos também que os leitores conheçam ainda mais a importância da diversidade, assim como a nossa própria história”, destacou Maia.

Dois autores desses livros, Zezito Araújo e Mãe Neide, acompanharam as festividades da data e destacaram a importância de difundir a cultura e a história afro-brasileiras. Para o autor de Quilombo dos Palmares: negociações e conflitos, a missão de proporcionar o conhecimento mais efetivo e intimista da história do local por meio do livro está sendo atingido.

 

 

“Um leitor disse que esteve na Serra da Barriga, mas não havia sentido o Quilombo dos Palmares. Quando ele leu o livro percebeu a grandeza que era o Quilombo e conseguiu dialogar com Aqualtune, Ganga Zumba e Zumbi”, pontuou Zezito de Araújo.

Mãe Neide, chef e autora do livro Wa Jeun: sabores ancestrais afro-indígenas, aproveitou o momento para entregar exemplares do seu livro ao governador de Alagoas, Paulo Dantas, e ao presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge Rodrigues, celebrando, em seguida, o recente lançamento de seu livro de receitas. “Esse livro fala um pouquinho da história de mulheres alagoanas, brasileiras, quilombolas, um pouquinho dessa nossa resistência. Quero agradecer ao Governo do Estado, em especial à Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Eu acredito que é o primeiro livro de uma Ialorixá aqui em Alagoas”, destacou Mãe Neide.

 

 

Livros em promoção durante o mês de novembro

Os títulos selecionados especialmente para o mês de novembro tratam da história dos negros e da escravidão em Alagoas, apresentam autores diversos e falam da ancestralidade em forma de receitas ou poesias.

Cada uma das 37 obras literárias selecionadas está com 20% de desconto até 30 de novembro e pode ser adquirida na loja virtual da Imprensa Oficial, com frete grátis para toda Maceió.