Imprensa Oficial Graciliano Ramos realiza palestra para servidores sobre Outubro Rosa

A iniciativa visa conscientizar mulheres sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero

Thaíssy Fontan com fotos de Thaíssy Fontan

Dentro da programação do Outubro Rosa, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos promoveu nesta terça-feira (15), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, uma palestra para os servidores, com a coordenadora estadual da Saúde da Mulher, Lavínia Rufino, que abordou a importância da conscientização e esclareceu dúvidas sobre a saúde da mulher.

Celebrado anualmente, desde os anos 90, o Outubro Rosa é uma forma de trazer com delicadeza e relevância um tema de tamanha importância: a conscientização para o controle e prevenção do câncer de mama e de colo de útero. A campanha também promove um espaço para que mulheres compartilhem suas histórias de superação, incentivando outras a se cuidarem e buscarem informações sobre a saúde, e lembra a importância do apoio emocional e psicológico às pacientes, ressaltando que o enfrentamento da doença vai além dos aspectos físicos.

A palestra trouxe questões sobre a saúde da mulher, assim como mitos e verdades sobre o diagnóstico do câncer de mama e de colo de útero. Também abriu espaço, de maneira dinâmica, para sanar dúvidas dos servidores da Imprensa Oficial Graciliano Ramos sobre o tema abordado.

A palestrante Lavínia Rufino destacou o poder da informação, ressaltando que, para combater uma doença, é preciso conhecê-la, tanto nas formas de prevenção quanto nas de combate e de cura.

A coordenadora da Saúde da Mulher destaca a relevância de parcerias com o Estado em palestras para alertar as pessoas. “Conseguimos sensibilizar tanto os servidores quanto as empresas, da importância de lembrar que somos seres humanos, que precisamos trabalhar, mas também rever as prioridades, principalmente em relação à saúde. Com isso, os colaboradores podem ver essa abertura, o acolhimento da empresa e não farão descaso para com a própria saúde”.

Pontos de realização de mamografia:

- Centro de Diagnostico e Imagem (Cedim) Rua. Dr Jorge de Lima, 113 - Trapiche da Barra, Maceió - AL

- Hospital Regional do Alto Sertão - AL, 145, Delmiro Gouveia - AL

- Hospital Regional da Mata -AL 205, União dos Palmares, AL

- Hospital da Mulher Drª Nise da Silveira Av. Comendador Leão, 1213 - Poço, Maceió - AL, 57025-000