Imprensa Oficial do Estado de Alagoas

Imprensa Oficial Graciliano Ramos tem nova coordenação editorial

Órgão iniciou o processo de renovação da editora após as atividades da Bienal do Livro de Alagoas

CAROLINE OLIVEIRA E NATÁLIA OLIVEIRA / COM FOTO DE FABIANA SANTOS
Imprensa Oficial Graciliano Ramos tem nova coordenação editorial

A Companhia de Edição, Impressão e Publicação de Alagoas (Cepal), também conhecida como Imprensa Oficial Graciliano Ramos, está com nova coordenação editorial desde o início de setembro. Trata-se da jornalista Clarice Maia, antiga assessora de comunicação do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, que se une à equipe com o objetivo de fortalecer o time editorial, promover e exaltar a cultura literária alagoana. 

Sob o comando de Clarice Maia, a editora da Imprensa Oficial está em fase de planejamento para novas ações, tais como: a revisão das políticas de desconto para aquisição de livros, o credenciamento de profissionais para a editora, um novo formato de análise e recebimento de obras para publicação, e o amadurecimento dos programas de incentivo à leitura.

Para a nova coordenadora editorial, a Imprensa Oficial tem um selo de reconhecimento, tanto pelo mercado, quanto pela população. “Temos uma excelente produção, um excelente catálogo com escritores e obras. Meu papel hoje é reorganizar o trabalho e dessa forma melhorar o fluxo e garantir mais visibilidade ao que fazemos aqui”, pontuou Maia.

De acordo com o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Maurício Bugarim, a mudança já está sendo positiva para a empresa. “O trabalho desenvolvido pela Patrycia [Monteiro] como coordenadora editorial foi de muito sucesso. Hoje temos a Clarice para trazer um outro olhar para nossa política editorial, e já estamos traçando muitos planos para os próximos meses”, afirmou Bugarim.

A nova coordenadora destaca ainda que as mudanças previstas para a política de recebimento de obras, especialmente de autores contemporâneos, busca facilitar a descoberta de talentos e o contato entre esses autores e a editora. “Queremos que eles possam apresentar obras com mais regularidade. A gente quer expandir e fortalecer nosso catálogo, mas de modo transparente, para que a sociedade se sinta participante do processo, mais ativa”, explicou Maia.

Planos futuros

Uma das metas da Imprensa Oficial é a celebração do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, e que contará com programação na Serra da Barriga, em União dos Palmares. A proposta é levar obras ligadas à temática aos visitantes, de modo que mais pessoas conheçam a literatura alagoana por meio do catálogo de livros da editora.

Já para 2024, um objetivo a ser alcançado é a disponibilização dos livros e da revista Graciliano em formato digital, para acompanhar o mercado e expandir o número de leitores. A prioridade é organizar e tornar o trabalho mais transparente, fortalecer a identidade da editora e ampliar o trabalho da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.