Lançamentos: Imprensa Oficial e Fapeal apresentam mais 10 títulos sobre identidade alagoana

As coleções Raízes de Alagoas e Legado são formadas por importantes registros literários sobre política, economia, cultura, organização social e personalidades alagoanas

Clarice Maia

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas está movimentando Maceió, e a Imprensa Oficial aproveita para mostrar a importante contribuição dos escritores alagoanos à literatura brasileira. Nos próximos dias o lançamento de duas importantes coleções, Raízes de Alagoas e Legado, reafirmam a identidade alagoana através de importantes registros.

Os lançamentos estão previstos para a próxima quinta-feira (17), no estande da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Os 10 livros publicados resultam de um investimento que gira em torno de R$500 mil, oriundos de recursos próprios e da parceria com a Fundação de Ampara à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).

A coleção Raízes de Alagoas tem como objetivo o resgate de obras consagradas que versam sobre a formação social, cultural e econômica do Estado, mas que estão ausentes dos catálogos de editoras comerciais. Lançada em 2019, já reúne 10 títulos.

No lançamento que acontece durante a Bienal são apresentados mais cinco novos livros: Geografia alagoana, ou descrição física, política e histórica da província das Alagoas, de Thomaz Espíndola; Alagoas em 1931, de Craveiro Costa; Os negros na história de Alagoas, de Alfredo Brandão; Escravidão nas Alagoas, de Félix de Lima Júnior; e Estado de Alagoas, de Lêdo Ivo.

Já a coleção Legado é nova e e formada por biografias clássicas, escritas por autores alagoanos consagrados, sobre personagens históricos de Alagoas. Ela tem como objetivo promover a memória, através do resgate de histórias de personalidades com significativa contribuição para a política, a economia, a ciência e a cultura brasileira.

Fazem parte da coleção: O Visconde de Sinimbu – sua vida e sua atuação na política nacional, de Craveiro Costa; Ladislau Netto (1838-1894), de Abelardo Duarte; General de Gois Monteiro – o comandante de um destino, de Romeu de Avelar; Delmiro Gouveia – o Mauá do Sertão alagoano, de Félix de Lima Júnior; e O Barão de Penedo – a missão da palavra, de Ernani Méro.

Bienal

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos estará presente nos 10 dias da 10ª Bienal Internacional do Livro com um estande focado em levar ao público importantes obras da literatura alagoana, algumas delas inéditas. A editora estadual conta com investimentos na ordem de R$ 1 milhão, revertidos no lançamento de 30 títulos, recursos próprios e de parcerias com a Fapeal, Edufal e Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).