Imprensa Oficial do Estado de Alagoas

Livro apresenta fórmula que revolucionou as contas públicas de Alagoas

“Dos nós às contas – Alagoas costura uma nova história”, obra de Patrícia Guimarães Gil, lançada na sexta-feira (12), retrata as transformações sociais acarretadas pelo equilíbrio das contas públicas em AL

Marcelo Alves / Agência Alagoas
Livro apresenta fórmula que revolucionou as contas públicas de Alagoas

Tecido no linguajar cultural das bordadeiras de filé, o livro “Dos nós às contas – Alagoas costura uma nova história”, de iniciativa da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), e coordenado pela jornalista Patrícia Guimarães Gil, foi lançado na última sexta-feira (12), em cerimônia no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (Ihgal). A obra, que conta com o apoio do Governo de Alagoas e da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, mostra como a administração pública alagoana conseguiu construir um novo momento de solidez fiscal abrindo alicerce para implementação de políticas sociais sustentáveis.  

Ao longo de 11 capítulos entrelaçados como numa renda de filé, o livro mostra com detalhes cada fio do novelo que começou a ser desenrolado a partir de 2015 para fazer os ajustes necessários visando investimentos em políticas estruturantes, bem como no desenvolvimento econômico e fiscal para acabar com as desigualdades sociais e gerar impactos positivos na população alagoana. Graças a este cenário, Alagoas virou um porto capaz de receber investimentos e gerar mais empregos, como o que aconteceu em 2022, sob o comando do governador Paulo Dantas, alcançando 40 mil novos postos de trabalho.

Ivo Neto / Ascom Sefaz

A obra revela ainda com detalhes numéricos, que antes da gestão de Renan Filho, a economia alagoana era frágil e com enorme estoque de dívida social e que necessitava de ajuste fiscal. Era um período de descrença profunda. Portanto, em oito anos, o Estado passou por uma urgente arrumação financeira, que gerou crescimento econômico, podendo ser comprovado no PIB de Alagoas, que deu um salto de 55%, saindo do vermelho em saldo de investimento.

“Não havia linha suficiente para o Estado fechar um único ponto sequer. As emendas foram feitas, ainda que tenha sido necessário esticar a corda nos primeiros anos de arrocho. Em seguida, pôs-se a funcionar uma nova fiação, com investimentos estruturantes nas áreas de infraestrutura, segurança, saúde, educação, meio ambiente e turismo, para atrair capital privado e geração de emprego e renda”, disse Patrícia Gil, que na produção da obra conversou com o então secretário da Fazenda, George Santoro, e com a secretária Renata dos Santos.

Mais do que expor narrativas oficiais, o propósito deste livro é convidar o leitor a compreender as mudanças a partir de perspectivas dos diferentes sujeitos que constroem a história. E dentro deste cenário, a recuperação econômica é traduzida em letras, números e imagens como em um traçado do filé alagoano, em referência ao patrimônio cultural imaterial de Alagoas.

Ao longo da obra, o leitor irá debruçar-se sobre os capítulos que tratam do realinhamento dos fios soltos das contas públicas, emprego e renda, arremate contra a violência, novos caminhos para alinhavar a infraestrutura do mapa do estado, o cuidado da saúde colocado na ponta da agulha, as trilhas tecidas para novas gerações da primeira infância, entre outros temas.

Todo o projeto editorial e a impressão de Dos Nós às Contas é assinado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

A autora

Ascom Sefaz

A jornalista Patrícia Guimarães Gil é mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). A organizadora da obra fundou o Instituto de Pesquisa em Comunicação e Políticas Públicas para a Mudança Social e atua como pesquisadora, consultora de comunicação, editora e professora universitária.