Imprensa Oficial do Estado de Alagoas

Livros da Imprensa Oficial são tema de exposição em colégio de Maceió

Obras fazem parte da coleção Coco de Roda, que reúne 31 títulos da literatura infantil

NATÁLIA OLIVEIRA / COM FOTOS DE FABIANA SANTOS
Livros da Imprensa Oficial são tema de exposição em colégio de Maceió

Cerca de 250 estudantes de turmas do 1° ao 5° ano do Colégio Santíssimo Senhor apresentaram, na última sexta-feira (29), a exposição “Expocultura: Conhecendo Alagoas”, baseada em livros infantis publicados pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Foram expostas maquetes, pinturas, objetos em argila e todo o conhecimento adquirido ao longo de quatro meses de imersão nas obras da coleção Coco de Roda, cujas histórias se passam em municípios alagoanos.

Os livros escolhidos como base para a Expocultura foram A Menina Singeleza, com o artesanato do Pontal da Barra, bairro de Maceió; O Marinheirinho do Pontal, com a história do mesmo bairro; O Embrulho Misterioso de Nina, retratado em Palmeira dos Índios; Uma amizade além do tempo, sobre Marechal Deodoro; e O que só as minhocas podem ver?, que se passa em Penedo.

De acordo com a coordenadora dos anos iniciais do ensino fundamental, Nívia Laís Lourenço, a escolha dos livros para esta exposição se deu pelas histórias que retratam a cultura alagoana. “Além de um livro dinâmico, cheio de ilustrações, a coleção traz para nós histórias riquíssimas, que nos possibilitam trabalhar com nossos alunos de forma lúdica”, afirmou. 

 

Os livros da coleção Coco de Roda foram adotados como paradidáticos desde 2021 pelo colégio. Já a preparação para a Expocultura começou há quatro meses, com a leitura de cada obra escolhida. Em seguida, os estudantes produziram textos a partir de trabalhos em sala de aula nas disciplinas de Língua Portuguesa e de História. Os pequenos ainda tiveram aulas de campo em cada município retratado nos livros, além de terem criado os componentes cenográficos da exposição.

Para o aluno do 5º ano, Miguel Leite, a iniciativa foi como uma concretização do aprendizado. “Eu achei bem legal, porque [o livro] fala de Penedo, da história da cidade, da arquitetura. É divertido de ler. Achei a cidade muito bonita e a Expocultura foi um jeito de eu trabalhar o que consegui aprender lá”, revelou.

 

 

Coleção Coco de Roda

Criada em 2009, a coleção Coco de Roda reúne 31 livros infantis que apresentam narrativas alagoanas, com personagens e enredos que refletem sobre as tradições, a cultura, a gente e a história de Alagoas.

Todas as obras foram escritas e ilustradas por autores nascidos ou radicados em Alagoas. Além disso, as histórias são ambientadas em municípios e regiões geográficas do estado, fazendo menção aos costumes e paisagens locais.

Conheça todos os títulos da coleção aqui.