Imprensa Oficial do Estado de Alagoas

Mulheres Extraordinárias: Imprensa Oficial lança coleção inédita na 10ª Bienal do Livro

Coleção de sete livros reflete a força das escritoras alagoanas e o esforço do Estado em reconhecimento à importância das obras

Clarice Maia
Mulheres Extraordinárias: Imprensa Oficial lança coleção inédita na 10ª Bienal do Livro

A coleção Mulheres Extraordinárias, que reúne sete obras de escritoras alagoanas, será lançada durante a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no próximo sábado (12), às 19h, com uma sessão de autógrafos no estande da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. A ideia inovadora tem investimento de R$300 mil, o maior já feito em um projeto de livros de autoria feminina. O aporte é oriundo de recursos próprios da Imprensa Oficial e da parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

A coleção é inédita e as obras refletem a riqueza dos trabalhos produzidos por escritoras nascidas ou radicadas em Alagoas. Já o montante em dinheiro expressa o compromisso do Governo de Alagoas em valorizar a contribuição dada pelas mulheres, por meio da sua força de trabalho, para o desenvolvimento do Estado.

Um livro muito aguardado é o Wa Jeun: sabores ancestrais afro-indígenas, escrito por Mãe Neide Oyá d’Oxum. Nele, a chef e ialorixá, que também é mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas, apresenta receitas tradicionais de povos pretos e indígenas, mas também aspectos da sua história de vida que a levaram a ser conhecida como liderança religiosa e pelo trabalho assistencial.

De autoria da renomada escritora, professora, jornalista e pesquisadora alagoana Heliônia Ceres (1927-1999), o livro Olho de Besouro é uma coletânea de contos. A obra apresenta narrativas expressas em alguns de seus melhores trabalhos. Escritos no estilo Realismo Fantástico, mesclam situações cotidianas com elementos misteriosos e mágicos.

Já a obra Anil da cor do céu, de Anilda Leão (1923-2012), é uma antologia que reúne textos da escritora maceioense. Uma mulher que, além de escrever em diversos estilos, era atriz, cantora, jornalista e atuante feminista na luta pela garantia dos direitos das mulheres às mais diversas formas de expressão.

 Em Razão Mutilada, a escritora Edilma Acioli analisa os contos do livro João Urso, do escritor Breno Accioly, sob a ótica da psicologia de Carl Gustav Jung. A imortal da Academia Alagoana de Letras estuda os perfis psicológicos dos personagens e a abordagem ficcional do autor sobre temas relacionados aos transtornos psicológicos e comportamentais.

Outra imortal da Academia Alagoana de Letras, com trabalho na coleção, é Maria Heloísa Melo de Moraes. A escritora apresenta o livro Cor, som e sentido: a metáfora na poesia de Djavan, onde estuda as conexões da poesia com a música popular.

Os outros dois livros são O Dom do Segredo - A negociação do Segredo Ritual nas Religiões Afro-alagoanas, de Larissa Fontes, e Em Pau d’Arco muitas flores – memória, território de parentesco e fronteira étnica, de Anna Kelmany Araújo. Ambos resultam do universo da antropologia. No primeiro, a autora faz uma etnografia visual e propõe reflexões sobre as relações de negociação do segredo ritual das religiões de matriz africana em Alagoas. No segundo, a escritora versa sobre o imaginário acerca das quilombagens locais, mergulhando no processo de reterritorialização identitária de uma comunidade do agreste alagoano.

O lançamento da coleção Mulheres Extraordinárias acontece no primeiro sábado da Bienal, dia 12, às 19h, com uma sessão de autógrafos no estande da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Mas, no dia 18, a partir das 18h, na Sala Ipioca, haverá um bate-papo com Anna Kelmany, Edilma Bomfim, Larissa Fontes, Mãe Neide Oyá d’Oxum e Maria Heloísa de Moraes. No dia 19, às 19h, na sala Ponta Verde, haverá o lançamento do livro de receitas da chef Mãe Neide Oyá d’Oxum, com bate-papo e apresentações artísticas.

Outras obras

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos estará presente nos dez dias da 10ª Bienal Internacional do Livro com um estande focado em levar ao público importantes obras da literatura alagoana, algumas delas inéditas. A editora estadual conta com investimentos na ordem de R$ 1 milhão, revertidos no lançamento de 30 títulos, oriundos de recursos próprios e de parcerias com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) e a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

Além do projeto Mulheres Extraordinárias, haverá o lançamento de outras três coleções: Raízes e Legado, fruto da cooperação com a Fapeal, têm como objetivo resgatar a memória e os grandes clássicos da literatura alagoana, por meio de 11 obras literárias. Já a coleção do escritor Breno Accioly apresenta quatro obras publicadas pelo autor ainda em vida e dois trabalhos inéditos.