Imprensa Oficial do Estado de Alagoas

No Dia Nacional da Visibilidade Trans, Imprensa Oficial destaca parceria que resultou no livro “Orgulho LGBTQIAPN+”

Lançada na Bienal 2025, obra fortalece a promoção dos direitos humanos e reforça a importância do respeito à diversidade

Bruno Soriano e Thaíssy Fontan*
No Dia Nacional da Visibilidade Trans, Imprensa Oficial destaca parceria que resultou no livro “Orgulho LGBTQIAPN+”

Em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado nesta quinta-feira (29), a Imprensa Oficial Graciliano Ramos destaca a parceria institucional que resultou na publicação do livro “Orgulho LGBTQIAPN+”, obra lançada durante a 11ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em outubro de 2025, e dedicada à valorização da diversidade e à promoção dos direitos humanos.

A publicação reúne reflexões e vivências da comunidade LGBTQIAPN+, contribuindo para o fortalecimento do debate público sobre inclusão, cidadania e visibilidade, especialmente no enfrentamento à discriminação e às desigualdades históricas.

Nesse cenário, iniciativas como a do livro publicado pela Imprensa Oficial também ajudam a combater uma triste realidade. Isso porque o Brasil segue liderando o ranking de países que mais matam pessoas transexuais e travestis no mundo, com 80 assassinatos registrados em 2025, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

O resultado representa uma queda de cerca de 34% em relação ao ano anterior (quando foram registrados 122 crimes), mas não tira o país do topo do ranking, posição que ocupa há quase 20 anos.

E quando o assunto é mercado de trabalho, a discriminação também impera. O Instituto Datafolha estima que 15,5 milhões de brasileiros pertencem à comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil, o equivalente a 7% da população.

Mas, de acordo com levantamento feito em quase 300 empresas de 17 estados do país, essa parcela ocupa apenas 4,5% dos postos de trabalho, com o número de trabalhadores trans sendo ainda menor (0,38%).

Os números preocupam, mas, em Alagoas, o Governo do Estado segue fazendo sua parte. É o que garante o secretário de Estado dos Direitos Humanos, Marcelo Nascimento, para quem o livro lançado em parceria com a Imprensa Oficial fortalece, sobremaneira, esse enfrentamento.

“Celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans é reconhecer a importância do respeito, da dignidade e da garantia de direitos. A parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e a Imprensa Oficial de Alagoas na produção desse livro não só fortalece a visibilidade, mas também preserva memórias e contribui para a construção de uma sociedade mais justa, diversa e inclusiva para todos”, afirma o secretário.

Para o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Mauricio Bugarim, o livro é mais uma demonstração do compromisso do Governo de Alagoas em fomentar o respeito à diversidade.

 “Nossa participação na Bienal foi um sucesso também porque conseguimos levar publicações sobre os mais variados temas, com direito, inclusive, a títulos que falam das presenças negra e indígena em Alagoas. Ou seja, contemplamos todos os públicos. Afinal, livro também é instrumento de transformação social, porque garantir acesso a conhecimento é uma política pública extremamente importante. Foi uma honra poder contribuir para que mais esse trabalho se tornasse realidade, visto que a sociedade precisa superar, de uma vez por todas, toda e qualquer forma de preconceito”, avalia Bugarim.

* Estagiária, sob supervisão