Imprensa Oficial do Estado de Alagoas

Próximos lançamentos: A história de Alagoas escrita por alagoanos

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos prepara-se para lançar, em maio deste ano, uma série de obras seminais sobre a formação histórica, política, econômica e social de Alagoas, escritas por autores alagoanos.

Patrycia Monteiro
Próximos lançamentos: A história de Alagoas escrita por alagoanos

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos prepara-se para lançar, em maio deste ano, uma série de obras seminais sobre a formação histórica, política, econômica e social de Alagoas, escritas por autores alagoanos. Trata-se das novas edições de livros clássicos que, desde de 2019, vêm sendo publicados pela gráfica e editora do Governo do Estado, a partir da coleção Raízes das Alagoas.

O projeto editorial, fruto de uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Editora da Universidade do Estado de Alagoas (EdUneal), tem como objetivo promover o resgate de títulos consagrados pelo tempo, há anos fora de catálogo, mas que continuam indispensáveis para os estudantes e pesquisadores contemporâneos.

Em breve, o público leitor terá acesso às novas edições dos títulos: O banguê nas Alagoas, de Manuel Diégues Júnior; As Alagoas na guerra pela independência, de Abelardo Duarte; A tragédia do populismo – O impeachment de Muniz Falcão, de Douglas Apratto Tenório; Notas sobre poder, operários e comunistas, de Luiz Sávio de Almeida; além de duas obras de Craveiro Costa, Maceió e Alagoas em 1931.

“A coleção Raízes da Alagoas é um dos maiores sucessos comerciais da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Desde seu lançamento, há três anos, seus títulos despontam entre os mais vendidos pela nossa editora, revelando certa preferência por parte dos leitores alagoanos por obras não ficcionais sobre a história de Alagoas”, afirma Maurício Bugarim, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Em 2019, a editora lançou, com êxito, as obras: Metamorfose das Oligarquias, de Douglas Apratto Tenório; Formação de Alagoas Boreal, de Dirceu Lindoso; História de Anadia, de Nicodemos Jobim; e Os negros muçulmanos nas Alagoas – Os malês, de Abelardo Duarte. A curadoria das obras selecionadas para a coleção é realizada pelos membros do Conselho Editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos e pelos membros da comissão responsável pela produção dos livros que pertencem à editora da Imprensa Oficial, à Fapeal e à Eduneal.

Em um evento comemorativo dos 200 Anos da Independência do Brasil em Alagoas, planejado para o mês de setembro, serão lançados outros cinco títulos a partir da Raízes das Alagoas. São eles:  Geografia Alagoana ou Descrição Física, Política, Histórica da Província de Alagoas, de Thomáz Espíndola; O centenário da emancipação de Alagoas, de Moreno Brandão; Os negros na história de Alagoas, de Alfredo Brandão; Episódios do contrabando de africanos nas Alagoas, de Abelardo Duarte; e Alagoas, de Lêdo Ivo.

Além de projeto gráfico elegante e minimalista, as novas edições das obras clássicas reunidas na coleção Raízes das Alagoas preservam a integridade dos conteúdos das antigas edições, atualizando os textos ao acordo ortográfico vigente, agregando novos apresentações escritas por especialistas contemporâneos que explicam a importância de cada obra selecionada. Com este formato, a editora visa despertar também o interesse do público leitor mais jovem para esse conjunto de livros que explicam como Alagoas se tornou Alagoas.